quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Parque Nacional da Serra de Itabaiana



O Parque Nacional da Serra de Itabaiana é uma unidade de conservação situada no município de Itabaiana, estado de Sergipe, Brasil, abrangendo ainda áreas dos municípios de Areia Branca, Laranjeiras, Itaporanga d'Ajuda e Campo do Brito. Possui uma área de 7.966 hectares, dos quais apenas 3,5% estão regularizadas. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Nessa área que é de transição entre Mata Atlântica e Caatinga, o parque nacional protege a ambos os biomas abrigando uma biodiversidade que inclui 16 espécies de répteis, 24 de anfíbios, uma de quelônio, 62 de mamíferos e 123 de aves. Destas, três são restritas à Mata Atlântica e uma endêmica da caatinga.

O Parque Nacional Serra de Itabaiana não agrada apenas ecólogos e biólogos, mas também os praticantes de esportes de aventura, como o rapel e o trekking. São mais de 12 trilhas com cenários que se dividem em cachoeiras, poços, riachos e penhascos. Via Sacra, Piçarra, Caldeirão, Carros e Paredão estão entre as trilhas mais conhecidas. Todas levando ao mesmo lugar: o alto da serra, que chega aos seus 659 metros de altitude.

O caminho mais famoso é o da Via Sacra, conhecido por atrair fiéis que todos anos vão pagar promessas e participar da romaria na Semana Santa. O percurso é marcado por estações de apoio, onde os fiéis param para rezar e continuar a caminhar. Ao todo são 15 dessas estações. Em cerca 2 horas e meia chega-se ao topo, de onde é possível ter uma visão impressionante da paisagem que cerca o ponto. No alto da serra uma surpresa admirável: bromélias espalhadas por todos os lados.

O Poço das Moças é um dos principais atrativo do parque. Um piscinão natural super agradável que rapidamente desperta a vontade de dar um mergulho. Suas águas despencam de rocha em rocha, descendo e formando novos poços, serra abaixo. A cachoeira Grande, também conhecida como Três Cachoeiras, é outra das atrações que esbanjam beleza. O lugar adorado pelos místicos, que vez ou outra deixam por ali oferendas aos deuses de suas religiões.


Outra atração é o Poço Azul, um poço de águas cristalinas encostado num paredão. Hoje chamado de Poço Dourado, porque as árvores cobriram sua água, impedindo de refletir o azul. Já o Poço Preto é um paredão de águas escuras e profundas, indicado para momentos de relaxamento e práticas de meditação.

Vale também dar uma passada na Gruta da Serra, camuflada por entre os verdes da mata, com suas rochas esverdeadas pelo limo que se acumula em suas superfícies úmidas. É ali que se encontra a Cachoeira do Cipó, conhecida pelas raízes entrelaçadas que se distribuem pelo decorrer de sua extensão.


Uma das atrações mais interessante da Serra de Itabaiana, sem dúvida é o Parque dos Falcões. Quem visitar, não pode deixar de conhecer. É um dos maiores parques naturais de aves do mundo, e único no país autorizado a criar aves de rapina, com mais de 200 espécies de aves, entre pombos, corujas, falcões e gaviões. Funciona de quarta a domingo, das 9 às 16h, cobra 10 reais de entrada e só recebe visitantes agendados. O telefone para marcação de visitas é (79) 3431-1547 ou (79) 9962-5457.


Vale frisar que a melhor época para visitar o Parque Nacional Serra de Itabaiana é entre a primavera e o verão, quando o clima favorece o ecoturismo. O acesso ao Parque é restrito. Os interessados em visitar a reserva devem contatar a sede com antecedência, pelo (79) 9974-1719 ou (79) 3211-1575, para comunicar a data de chegada e receber informações relativas ao local.

É extremamente recomendado que os passeios sejam realizados através das agências de ecoturismo, especializadas e experientes em roteiros pela região. Os viajantes mais aventureiros podem contar com o serviço dos guias, mais capacitados para itinerantes alternativos ou radicais. Outra dica importante para quem vai visitar o parque: roupas claras, lanches leves e bastante água.

Não há nenhuma exigência, além do mínimo de preparo físico. O Parque Nacional Serra de Itabaiana está aberto a todos os que buscam entrar em contato real com a natureza. Uma viagem rápida, capaz de revelar grandes maravilhas no curto espaço de um fim de semana.

Mapa



Onde ficar
Hospedagens na cidade Itabaiana, como os hotéis Continental, Danúbio ou Skalla cobram cerca de R$ 75,00 para uma diária de casal.

O que conhecer
Poço das Moças / Gruta da Serra / Via Sacra / Caldeirão / Parque dos Falcões

Como chegarO acesso à Serra de Itabaiana é através da BR-235. A entrada fica 5 km depois de Areia Branca. Pegar a BR-235, sentido BR-101. Na saída de Aracaju, seguir pela BR-101 até o entroncamento para Itabaiana. Percorrer mais 35 km até a entrada do parque.

Localização
O parque está totalmente em Sergipe, distante apenas 40 km de Aracaju, abrangendo os municípios de Areia Branca, Itabaiana, Laranjeiras, Itaporanga D`ajuda e Campo do Brito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário