quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A CAPITAL "ARACAJU"




Aracaju é um município brasileiro e capital do estado de Sergipe. Localiza-se no litoral, sendo cortada por rios como o Sergipe e o Poxim. De acordo com o Censo 2010, a cidade conta com 570.937 habitantes. Somando-se as populações dos municípios que formam a Grande Aracaju: Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão, o número passa para 835.564 habitantes. É apontada como a capital com menor desigualdade do Nordeste Brasileiro, como a cidade com os hábitos de vida mais saudáveis do País e a capital com menor índice de fumantes , segundo o Ministério da Saúde. O topônimo "Aracaju" deriva da expressão indígena "ará acaiú", que em tupi-guarani significa "cajueiro dos papagaios". O elemento "ará" significa "Papagaio" e "acaiú", "fruto do cajueiro". Anualmente, tem como comemorações marcantes em seu calendário festivo turístico os eventos do Pré-Caju, Forró Caju e o Verão Sergipe.





Pré-Caju é uma micareta e prévia carnavalesca que acontece anualmente na cidade de Aracaju, capital de Sergipe. Criada em 1992, a festa é considerada um dos maiores eventos desse tipo no Brasil e faz parte, oficialmente, do calendário turístico e cultural da cidade desde 1993.





Um dos maiores eventos juninos do nordeste do Brasil, com cerca de 140 atrações locais e nacionais reunidas durante 14 noites na praça de eventos entre os mercados Albano Franco e Thales Ferraz. O evento é gratúito e faz parte do calendário junino brasileiro. Organizada pela Prefeitura de Aracaju, a festa atrai um público de 1 milhão de pessoas em cada edição.



História

A história da cidade de Aracaju está fortemente relacionada à da cidade de São Cristóvão, pois era esta a antiga capital da capitania de Sergipe, atual estado de Sergipe. Foi a partir da decisão de mudança da cidade que abrigaria a capital provincial que Aracaju pôde existir e cresceu. Fundada em 1855, foi a primeira capital planejada de um estado brasileiro; seu formato remete a um tabuleiro de xadrez. Todas as ruas foram projetadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para desembocarem no rio Sergipe. Até então, as cidades existentes antes do século XVII adaptavam-se às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. O engenheiro Pirro contrapôs essa irregularidade e Aracaju foi, no Brasil, um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica


São Cristóvão

No início da ocupação de povos não-indígenas onde hoje se encontra Aracaju e cidades vizinhas, esta região estava sob a jurisdição da capitania da Baía de Todos os Santos, que hoje é o estado da Bahia. A princípio, essa região era território do cacique Serigi, que dominava desde as margens do rio Sergipe até a do rio Vaza-Barris.
Em 1590, Cristóvão de Barros atacou as tribos do cacique Serigi e de seu irmão Siriri, matando-os e derrotando-os. Assim, no dia 1 de janeiro de 1590, Cristóvão Barros fundou a cidade de São Cristóvão junto à foz do rio Sergipe e definiu a capitania de Sergipe, ainda subordinada à Capitania da Baía de Todos os Santos. Mais tarde, a localização foi transferida para as margens do rio Poxim e, enfim, para o Rio Paramopama, afluente do Vaza-Barris.
Assim, São Cristóvão tornou-se a capital da província. Diferente do que aconteceu nos outros estados da Região Nordeste, a capital de Sergipe ficava a mais de vinte quilômetros de distância do mar. Desta forma seus portos, por onde passavam navios, ficavam nos rios.

ORLA DE ATALAIA

A Orla de Atalaia situa-se em Aracaju, no estado brasileiro de Sergipe. É considerada por muitos a mais bonita do nordeste senão a do país.
Excelente infra-estrutura com os hotéis e pousadas para todos os gostos e poderes aquisitivos.
O Governador João Alves Filho em seu governo ampliou as pistas e estacionamentos, o calçadão, criou os lagos, oceanário, praça de eventos e uma aérea exclusiva para as crianças denominado "Mundo Maravilhoso da Criança". Os skatistas foram lembrados também e, receberam uma pista muito boa para praticarem com segurança e representar o estado em competições.


Deu ênfase também para os bares situados tanto na Passarela do Caranguejo quanto os bares na areia que deu uma melhor estrutura.
Não podemos esquecer das inúmeras quadras de tênis, aprovada em nível internacional que sediou por 3 vezes a Copa Petrobrás de Tênis e ao Kartódromo Emerson Fittipaldi, com aprovação 5 estrelas por competidores de outros estados.
Sem contar que durante a noite a vista é incrível com o festival de luzes de várias cores, dando aquele espetáculo que o público mecere.


Vista da orla à noite

Os bares da orla foram planejados e padronizados, de tal forma que oferecem aos Sergipanos e Turístas, um ótimo ambiente, com bares espalhados por toda extensão da orla, com estacionamento a vontade e com uma variedade para todos os gostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário